quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Circo dos Sonhos

Olá! Hoje vou falar do livro "O Circo dos Sonhos" de Erin Morgenstern.

          Sinopse: Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) chega sempre sem aviso ou publicidade. Dentro das tendas às listas brancas e pretas "vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora". Este circo só está aberto à noite. Mas o que nem todos sabem é que este circo é, na realidade, um cenário para uma competição, "um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres." Neste jogo, só um pode sobreviver. Isto torna-se complicado quando Celia e Marco acabam por se apaixonar um pelo outro - "um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro". Mas o jogo tem de continuar para que o circo fique estável.



          Enredo - Ok, este livro tem três enredos principais:

   - O principal é o jogo ou duelo entre Celia Bowen e Marco Alisdair. O circo é criado para ser o "campo de batalha" para esta competição. Nunca lhes foi explicado porque é que jogam este jogo ou como vencer, os seus mestres só dizem que eles devem continuar, que o seu progresso é satisfatório. Eles só se vão superando um ao outro criando as tendas mágicas que vão aparecendo no circo à espera que seja sempre melhor do que a do adversário. Começa no ano 1873 e acaba no ano 1902.

   - O segundo enredo é o de Bailey que no início começa como sendo um pequeno rapaz que fica "entrelaçado" com o circo quando chega pela primeira vez à sua cidade. E os leitores seguem Bailey e o seu amor pelo circo.

   - O terceiro e o mais pequeno és tu. Tu és levado pelo circo. No meio do livro há várias páginas em que descrevem os movimentos que tu vais fazendo enquanto estás a ver o circo. Por exemplo: "É claro que você se encontra no meio deles. Como sempre, a curiosidade foi mais forte do que você. Enquanto a claridade vai morrendo, você permanece aqui, enfrentando a aragem fria do cair da noite com um cachecol enrolado no pescoço e puxado para cima, à espera de ver com os seus próprios olhos exatamente que espécie de circo abre apenas quando o Sol se põe." (Pronto, acho que já perceberam a ideia).

          Minha crítica: Eu gostei muito deste livro. Posso honestamente dizer que está no meu top de livros preferidos. O duelo de Marco e Celia é basicamente um teste entre os seus mestres para ver qual é a melhor maneira de "ensino" de magia: uma que pode ser ensinada através de livros e a estudar muito e uma que é um talento já adquirido. Gostei muito dessa questão em particular que ao longo do livro nos mete mesmo a pensar. Adorei a magia que contêm, apaixonei-me mesmo pelo mundo simplesmente espetacular que a escritora criou e no final o circo realmente ganhou vida. Embora não seja chato é uma leitura lenta (não vou mentir) e não estejam à espera de grandes lutas mágicas com varinhas porque, embora haja um duelo entre ilusionistas, Celia e Marco criam-no através da imaginação e raramente se encontram juntos quando estão a jogar. É muito descritivo (o que normalmente não gosto muito) mas está escrito numa forma tão fabulosa que eu acabei por gostar mesmo do livro.

Por isso, sim, aconselho este livro àqueles que gostam de se envolver num mundo completamente diferente mas se estão à procura de uma leitura rápida é normal que não gostem. Espero que lhe deêm uma chance porque é um livro mesmo mesmo mesmo mágico. Boas Leituras =)


2 comentários:

  1. fiquei curiosa acerca deste livro. o teu blog ta bem fixe pasas pelo meu?
    http://lol-adoro-te.blogspot.pt/
    PS: sigo

    ResponderExcluir