terça-feira, 31 de julho de 2012

Livros Preferidos de Todos os Tempos

Olá! Tinha esperança de acabar o livro que estou a ler recentemente hoje para depois fazer uma crítica, mas como em princípio não vou conseguir, deixo-vos aqui os livros que eu mais gostei de ler em toda a minha vida (alguns livros são só por diversão enquanto outros são mais profundos). Os livros estão por ordem aleatória.


  • A Rapariga das Estrelas de Jerry Spinelli - já li este livro muitas vezes e sempre que o leio continuo a adorá-lo. É uma leitura infantil e fala sobre uma menina que é diferente de todas as outras, fala da integração na escola. Nunca percebi completamente o livro (principalmente o final que é muito estranho). É um livro repleto de magia e originalidade.



















  • Um dia de David Nicholls - é um dos livros mais adultos que já li e nem todos vão gostar. É sobre um rapaz e uma rapariga que se conhecem na universidade e sobre as suas vidas até se tornarem adultos.














  • A Mediadora de Meg Cabot - esta saga (composta por seis livros) é capaz de ser a minha preferida de todos os tipos de livros que já li. Gosto mesmo muito destes livros e não só pelo facto de serem hilariantes, românticos, bem pensados, bem escritos, terem ação, mistério... Mas sim pelo facto de serem os livros que realmente me fizeram começar a gostar de ler (e também há uma estória engraçada pela maneira como soube da existência deles). As personagens são fantásticas (todos os que leram este livro têm de adorar Jesse *.*). Aconselho estes livros a todos. (a imagem ao lado é da versão brasileira dos livros)




  • Julieta de Anne Fortier - é um livro adulto e gostei bastante dele. Fala sobre uma grande questão: o que é que aconteceria se Romeu e Julieta tivessem tido um descendente? É uma estória de mistério e amor. Acho que a razão principal por ter gostado tanto deste livro deve-se ao facto de gostar de Shakespeare e de ter descoberto tantas coisas novas sobre a misteriosa estória de Romeu e Julieta.








E aqui está a minha lista de alguns dos meus livros preferidos. Se quiserem ver alguma crítica de algum dos livros de que falei deixem nos comentários. Deixem também nos comentários quais são os vossos livros preferidos, gostava muito de saber : ) Boas Leituras =)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os Jogos da Fome

Olá! A pedido de uma das minhas seguidoras, Joana Rodrigues, hoje vou falar de uma trilogia fenomenal, "Os Jogos da Fome" de Suzanne Collins.

           Sinopse: (vou pôr a original do livro porque está muito bem explicada e não é propriamente fácil resumir a estória dos Jogos da Fome) "Num futuro pós-apocalíptico surge, das cinzas do que foi a América do Norte, Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Uma anterior revolta fracassada dos Distritos contra Capitol resultou num acordo de rendição em que todos os Distritos se comprometeram a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais com transmissão televisiva onde o lema é "matar ou morrer". No final, apenas um destes jovens escapará com vida... Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem, um desafio desumano que a obrigará a escolher entre a sobrevivência e a solidariedade, a vida e o afeto cada vez maior que tem por Peeta, seu companheiro de Jogos. Conseguirá Katniss, face a circunstâncias tão avassaladoras, conservar a sua vida e a sua humanidade?"



          Personagens: Katniss - a personagem principal é um bocado reservada, um pouco fechada e uma pessoa ou a adora ou a detesta. Eu, pessoalmente, adoro-a por ela ser tão real e pela maneira como ela consegue pensar.
                               Peeta - é adorável, às vezes até enjoa (XD) É conhecido como o rapaz do pão.
                              Gale - não gosto muito de Gale porque, ao contrário de Katniss, odeio a maneira dele pensar. Era muito de "lutar corpo a corpo para conseguir os seus objetivos".


          Minha crítica: Quando os livros sairam nos Estados Unidos, eu queria muito lê-los pois sabia que estavam a fazer um grande sucesso. Quando soube que ia sair o filme decidi lê-los e deixem-me que vos diga: foi uma das melhores decisões que tomei na vida! Não há palavras para descrever esta trilogia. E não é só o facto da estória estar muito bem pensada e ser genial mas também as questões que os livros abrangem: o que é que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver, chegando até à sua forma mais animal para conseguir ganhar. Dos três livros, o que gostei mais foi o primeiro e o que gostei menos foi o segundo. O terceiro é um bocado esquisito e há um grande número de pessoas que não gostou (eu adorei, principalmente o final *.*). O terceiro é também o mais violento. Podia passar horas a falar deste incríveis livros (e, acreditem, os livros são muito mais do que aquilo que eu escrevi) mas deixo-vos descobrirem o maravilhoso que eles são.

          Filme: Fiquei um bocado desiludida com o filme (o que normalmente acontece quando lemos o livro antes) mas a adaptação está muito bem feita e as interpretações estão ótimas. Não gostei muito do final do filme (no livro está muito melhor) porque é a grande diferença entre livro-filme. Para aqueles que gostaram do filme aconselho a ler o livro, é muito melhor.






Aconselho este livro a todos, quer sejam rapaz, rapariga, adulto ou adolescente. Boas Leituras =)

terça-feira, 24 de julho de 2012

Excertos Preferidos 3

Olá! Hoje trago-vos alguns excertos dos livros que li mais recentemente.

  • O Livro do Amanhã de Cecelia Ahern
          "Acho que a maior parte das pessoas entra nas livrarias e não faz a mínima ideia do que quer comprar. De certo modo, os livros estão lá, quase por magia, ansiosos por que as pessoas lhes peguem. A pessoa certa para o livro certo. É como se eles já soubessem de que vida precisam de fazer parte, como podem fazer a diferença, como podem ensinar uma lição, pôr um sorriso num rosto no momento certo. Agora penso nos livros de um modo muito diferente."





  • A Rapariga das Laranjas de Jostein Gaarder
          " - Imagina que estavas algures no limiar da criação desta aventura quando tudo foi criado há muitos biliões de anos e tinhas a possibilidade de escolher se querias viver neste planeta. Sabias que viverias poucos anos, mas desconhecias quando e quanto tempo existirias. Se escolhesses vir ao mundo, 'chegado o momento oportuno' , terias de desligar-te desse mesmo mundo e deixar tudo atrás de ti. Isso poderia causar-te muita dor, já que muitas pessoas acham que a vida é uma aventura tão maravilhosa que ficam com lágrimas nos olhos só de pensar que um dia ela vai acabar. Tudo aqui pode ser tão bom, que dói muito pensar que, um dia, outros dias não aparecerão."

  • Desejada de P. C. Cast

          "Lina inspirou de novo. A fragância acelerava-lhe o ritmo cardíaco e fazia-lhe pulsar o sangue nas veias. Havia algo no aroma caprichoso que a enchia de anseios juvenis. Subitamente Lina lembrou-se do primeiro beijo. Fora já há muitos anos, mas ela recordou facilmente que o beijo tinha a mesma doçura. Suspirou. Cheirava a algo que aconteceria se o luar e a inocência da primavera se unissem para criar uma flor."

          " - Os outros mortais? Mas que ingenuidade. Ele é um deus. A única diferença entre Hades e os restantes deuses é que ele é reservado e escolheu pôr os mortos acima dos vivos."



Espero que tenham gostado. Deixem-me saber quais são os vossos excertos preferidos nos comentários e Boas Leituras =). 

domingo, 22 de julho de 2012

Desejada

Olá! Há alguns dias atrás, quando falei dos livros que iria ler, esqueci-me de mencionar o que estava naquele momento a ler, "Desejada" de P. C. Cast, e aqui vai a crítica:

         Sinopse: Lina trabalha numa padaria mas o negócio não está a correr muito bem e Lina precisa de um plano. "Quando tropeça, acidentalmente, num livro de culinária italiana da deusa, Lina não consegue deixar de pensar que encontrou a solução para os problemas, mesmo que isso implique invocar uma deusa para salvar o seu negócio. Mas Deméter, a deusa do livro, já tem o seu próprio plano e quando se encontra com Lina propõe-lhe que troque a sua alma com Perséfone, "a deusa da primavera, que irá dar uma nova vida à padaria. Em troca Lina terá de repor a ordem no submundo." Lina até se dá bem no plano até ao momento em que Hades, deus da morte, acende uma chama no seu coração.

         Minha Crítica: Há duas razões que me levaram a ler este livro: sempre quis ler alguma coisa da P. C. Cast porque tem imenso sucesso e os seus livros constam ser hilariantes (só li um pequeno conto dela e achei fenomenal). A segunda razão é porque este livro fala de mitologia (que eu adoro) nomeadamente a minha estória preferida, a de Perséfone e Hades (que irei pôr mais abaixo neste post porque sou super simpática :D e quero partilhar com vocês uma das minhas estórias favoritas).
                Vou ser sincera com vocês: este livro dececionou-me com bocado. Achei algumas partes chatas e não gostei nada do final. Demorei um bocado a entrar no livro. As personagens e a escrita eram boas e tem muitos aspetos da mitologia que eu não sabia e gostei de ler. Basicamente este livro conta a já conhecida estória de Perséfone e Hades mas em versão romântica (sim, este livro é muito muito romântico). É uma excelente leitura de verão (embora a capa transmita o contrário).

Aconselho este livro àqueles super românticos e que gostam ou querem começar a gostar de mitologia. Ou se quiserem um daqueles livros ótimos para ler nas férias.

Hades e Perséfone (há várias versões e eu estou a contar a mais simples de todas):
        
          Hades estava a passear quando foi atingido por uma seta do Cupido (literalmente) e apaixonou-se por Perséfone, a deusa da primavera. Doido de amor, Hades rapta Perséfone que, apavorada, chama por socorro à mãe e às amigas mas em vão.
          Deméter, mãe de Perséfone, procura-a por todo o lado e acaba por encontrá-la. Como a queria de volta, e Hades não a queria devolver, acabam por fazer um pacto: durante seis meses do ano Perséfone ficaria com a mãe e durante os outros seis meses do ano ficaria com Hades. E assim foi, nos meses em que estava com a mãe, Perséfone estava contente, e irradiava magia. Nos meses em que estava com Hades, Perséfone chorava, imersa em tristeza. Isso refletia-se na Terra criando assim as quatro estações do ano.

                                                                     Boas Leituras =) 

domingo, 15 de julho de 2012

Livros de Infância

Olá! Ainda se lembram daqueles livros que leram quando tinham 11 ou 12 anos e que vos fizeram começar verdadeiramente a ler? Aqueles livros de que costumam ler algumas passagens de vez em quando e lembram-se do divertido que era lê-los. Bem, hoje vou falar-vos desses livros. No meu início da adolescência, tinha (e tenho) duas coleções de livros que simplesmente adoro.

Coleção Alice de Phyllis Reynolds Naylor: são 10 livros no total que contam a estória de Alice dos seus 12 anos até aos 15. Alice tem de se preocupar com todas as coisas da adolescência (rapazes, roupas, amizades, mudanças...) além do seu desejo de ter uma mãe (a sua mãe morreu quando ela tinha quatro anos e Alice vive com o pai e o irmão).
         Estes livros são hilariantes. Primeiro porque crescem contigo (a personagem principal vai crescendo ao longo dos livros) e segundo porque as complicações em que Alice se mete não nos deixam outra chance senão gostar dela desde o início. Tem cenas que acontecem mesmo no dia-a-dia e lembro-me de estar a ler o livro e pensar que muitas daquelas coisas já me tinham acontecido a mim.



Coleção O Detetive Esqueleto de Derek Landy: Conta a estória de uma rapariga (Stephanie/Valkyrie Cain) que é parceira de um detetive um bocado invulgar que dá a conhecer a Valkyrie vários tipos de magia e de criaturas perigosas que querem dominar o mundo.
          Comecei a ler estes livros quando era pequena e acabei de ler o mais recente há uns dias atrás (a coleção ainda não foi toda publicada). Embora seja um livro um bocado infantil para a minha idade não consigo deixar de o adorar cada vez que leio um novo. É muito muito divertido, as personagens estão impecavelmente bem feitas principalmente os inimigos (são os inimigos mais engraçados que alguma vez encontrei num livro). Esta coleção é um desvio do que normalmente costumo gostar em livros mas é simplesmente fantástica!





 
Este Post não é uma crítica a livros, é só uma coisa que queria partilhar com vocês para não sentirem muitas saudades minhas (pois, gosto de sonhar XD). Comentem para eu saber quais são os vossos livros de infância e Boas Leituras =)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Previsão

   Olá! Não tenho tido muito tempo para ler por isso, para não vos deixar sem nada durante mais tempo do que o normal, trago uma lista de livros que estou a pensar ler nos próximos tempos mas que ainda não tive possibilidade:

          Quando te deixar de Sarah Dessen - Já quero ler qualquer coisa desta escritora há imenso tempo mas em Portugal tem poucos livros publicados e o que me chamou mais a atenção foi este. Parece ser uma excelente leitura de Verão.









          União de Ally Condie - Este livro é sobre uma sociedade distorcida. Já saiu há algum tempo e tinha alguma curiosidade em lê-lo. Fala sobre uma sociedade em que as pessoas são "entrelaçadas" com o marido/mulher perfeito para serem felizes. Mas a protagonista é "entrelaçada" com duas pessoas: o seu melhor amigo e um total desconhecido.









         Filha do Mar de Elizabeth Gilbert - Quis ler este livro porque tem versão em livro de bolso, o que é ideal para levar para todo o lado agora nas férias. Conta a estória de Romeu e Julieta numa versão atual e marítima.










          Halo de Alexandra Adornetto - Admito que não sei muito sobre este livro e só tive interesse em ler por causa da capa (o que é uma coisa errada de fazer) mas sei que fala de anjos e como gosto de anjos decidi pôr na lista de livros que quero ler.









          Por 13 Razões de Jay Asher - Também é um livro que já quero ler há algum tempo. Conta a estória de um rapaz que um dia chega a casa e encontra uma caixa com cassetes de uma rapariga que se suicidou. Nessas cassetes estão as 13 razões do porquê de se ter suicidado e quem as receber é porque de alguma maneira está relacionado com o seu suicídio.








          Incarceron de Catherine Fisher - Este livro anda a fazer algum sucesso por aí e de certeza que já o devem ter visto nas livrarias. A única coisa que sei é que fala sobre uma prisão (pois, eu sei, não é muito).










          Liga-me de Sarah Mlynowski - Não é um livro recente. Conta a estória de uma rapariga que encontra um telemóvel e o único número para o qual ela pode telefonar é o dela própria mas há três anos atrás. Com isto, a rapariga do presente tenta convencer a rapariga do passado a não cometer os erros que já sabe que vão acontecer. Mas estas coisas são difíceis de explicar a uma rapariga de catorze anos que está feliz com a vida que tem naquele momento.







          Safira de Kerstin Gier - é o segundo livro da trilogia Rubi que conta a estória de uma rapariga que consegue viajar no tempo.











          Maze Runner: Correr ou morrer de James Dashner - Também não sei muito sobre este livro. Só sei que está a ser mesmo um grande sucesso e que os fãs dos Jogos da Fome vão adorar. Como sou fã suponho que vou adorar.





Para a minha série ainda está para vir:
     Preferidas estórias de amor
     Livros preferidos
     Personagens femininas preferidas
     Personagens masculinas preferidas
     Mais excertos preferidos
            capas
            etc.



E estas serão mais ou menos as críticas que se irão passar no próximo mês. Se tiverem alguma preferência por alguma crítica que queiram ver, já sabem, deixem nos comentários. Também posso fazer críticas de livros que li já há algum tempo, se quiserem. Em todo o caso, Boas Leituras =)  

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Rapariga das Laranjas

Olá! Hoje vou falar do livro "A Rapariga das Laranjas" escrito por Jostein Gaarder.

          Sinopse: Georg Roed tem 15 anos e o seu pai morreu demasiado cedo, quando ele tinha 4 anos. Mas Georg recebe uma carta que o seu pai escreveu antes de morrer e começam a dialogar e a ter a conversa de adultos que nunca puderam ter. "Na carta, o pai de Georg fala-lhe de uma bela rapariga carregada com um saco de laranjas a quem procura incansavelmente, enquanto imagina a razão que a leva a atribuir um valor tão grande às laranjas que ele, desastradamente, fez rolar pelo chão num primeiro encontro."

         Minha crítica: Eu tinha altas expectativas em relação a este livro (o autor é o mesmo que escreveu O Mundo de Sofia) e deixem-me que vos diga: não me dececionou. Basicamente é a estória de um pai que sabia que ia morrer cedo e então decide escrever uma carta de amor, pois não vai poder acompanhar o crescimento do seu filho e quer "transmitir-lhe o seu amor à vida e ao mistério insondável que ela encerra". É um livro que nos põe a pensar sobre o que nos rodeia, que nos faz questionar. Fala de questões interessantes como o amor, a vida e o que fariamos se pudessemos escolher coisas que à partida são inevitáveis. Está muito bem escrito, muito poético, filosófico... mas tem uma escrita simples e de fácil compreensão. O livro é muito curto (tem 123 páginas) mas, para mim, não foi uma leitura rápida porque queria assimilar todas as bonitas coisas que estavam escritas antes de passar para a página seguinte. Também gostei dele porque tinha um bocado de mistério em relação à rapariga das laranjas.

Aconselho este livro a todos. É lindíssimo, conta uma estória simples mas cheia de maravilhosos significados por trás. Boas Leituras =) 

terça-feira, 3 de julho de 2012

Uma pequena conversa

         Olá! Visto que o meu blog faz hoje um mês, em vez de postar uma crítica ou algum daqueles artigos de excertos, capas e assim, decidi perguntar, a vocês, os meus fiéis seguidores, algumas coisas (preciso da vossa ajuda para conseguir organizar melhor o meu blog de agora em diante).
          O que é que gostam mais de ler neste blog? Críticas a livros ou aquela "mini série" de preferidos (que a propósito não são só excertos e capas, há muito mais)? Gostava de saber a vossa opinião.
          Também gostava de saber que tipo de livros é que vocês gostam de ler. Talvez tenhamos os mesmos gostos e possamos aconselhar livros uns aos outros.
          Por isso, deixem um comentário com estas respostas. Gosto de fazer as minhas próprias críticas a livros mas também gostava de ouvir as vossas. Ajudem-me a tornar este blog melhor a cada dia que passa.

          E agora, deixo-vos aqui umas frases que encontrei sobre livros:

·         “My best friend is a person who will give me a book I have not read.” (O meu melhor amigo é o tipo de pessoa que me dará um  livro que eu ainda não tenha lido) - Abraham Lincoln
·         “When I get a little money, I buy books; and if any is left, I buy food and clothes.” (Quando recebo algum dinheiro compro livros; e se me sobrar algum, compro comida e roupa) - Desiderius Erasmus

Espero que tenham gostado e Boas Leituras =)