segunda-feira, 26 de maio de 2014

Memorial do Convento

Olá!! Como prometido, aqui está a crítica ao livro Memorial do Convento de José Saramago.

          Sinopse: (vou copiar a do livro porque acho perfeita) "Era uma vez um rei que fez promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido. Era uma vez.

  • Vou explicar alguns aspetos para vocês perceberem melhor. Este livro conta basicamente três estórias diferentes que se vão interligando umas com as outras. A primeira é a estória do rei D.João V e a sua promessa de construir um convento em Mafra (o que é verídico). A segunda é a estória de amor entre Blimunda e Baltasar, uma mulher com poderes e um homem maneta. A terceira é a estória do padre Bartolomeu Lourenço e do seu sonho de construir uma máquina que fizesse o homem voar.


          Minha crítica: Eu adorei, adorei, adorei este livro. Acabei de lê-lo como leitura obrigatória para a escola e devo dizer que foi o único livro até hoje que não me senti obrigada a ler. Gostei muito da estória principalmente a de Bartolomeu Lourenço e a de Blimunda e Baltasar e irei sem dúvida ler mais livros de Saramago. Mais importante que a estória de um livro é a escrita e Saramago consegue passar para o papel sentimentos que nós não conseguimos explicar. Algumas passagens do livro são lindíssimas e fazem-nos ler uma e outra vez para assimilar a beleza. Está cheio de humor, pequenas piadas subtis que nos fazem deitar algumas gargalhadas. Adorei também o facto de ser uma espécie de conto de fadas adaptado para adultos.

Aconselho este livro a todos que gostam de contos de fadas, estórias de amor épicas, aventura, imaginação e também àqueles que têm curiosidade em conhecer um dos heróis que trouxe cultura literária a Portugal. Boas Leituras = ) 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Texto da Minha Autoria 3

Olá!! Só posto ao domingo mas como já passaram dois e estou neste momento a acabar de ler o "Memorial do Convento" decidi deixar-vos um pequeno miminho que espero que gostem. (A crítica do Memorial do Convento irá ser feita no próximo domingo). Aqui está um texto que escrevi a alguns dias atrás:

    O dia era o mesmo. O sol tinha nascido, por todo o mundo houve discussões, acontecimentos, amor desfeito, criado... Os trabalhos e a vida tinham começado e acabado e a lua estava agora a aparecer. A sala continuava a mesma. Os objetos e o pó na mesmíssima posição.
    O orgulho crescia ao pensar que só arte fora criada naquele espaço. Alguma boa, outra má mas sempre com algo em comum: o intuito de realizar um sonho.

Espero que tenham gostado ^^' Digam se gostariam de ter mais textos postados no blog. Até domingo ;) Boas Leituras = )   

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Desejos de Leitura

Olá!!

Hoje venho falar-vos da minha lista de "desejos para ler", aqueles livros que parecem interessantes e que eu sempre quis ler. Aqui estão:



  • A Noite de Todas as Almas de Deborah Harkness
          Já falei deste livro aqui no blog mas ainda não tive oportunidade de o ler. É uma trilogia e o segundo foi lançado há pouco tempo em Portugal. A estória fala de Diana Bishop que descobre um misterioso manuscrito com poderes mágicos. Bruxas, vampiros e demónios farão tudo para o encontrar.





  • Finale de Becca Fitzpatrick   
          Acrescentei este livro à lista pois é o último da coleção Hush Hush. Já não me identifico muito com esta coleção mas como falta o último estou determinada em lê-lo.








  • A Mecânica do Coração de Mathias Malzieu
          Já há algum tempo que tenho vontade de ler um conto de fadas para adultos e este parece o ideal. Conta a estória de um rapaz que tem um coração mecânico e se tem de proteger de sobrecargas emocionais.








  • Extremamente Alto, Incrivelmente Perto Jonathan Safran Foer 
          Tive curiosidade em ler este livro depois de ver a adaptação para o cinema. Parece fantástico, cheio de metáforas e contado através de os olhos de uma criança.








  • Até ao Fim do Mundo de Maria Semple                   

          É um livro contado através de cartas e mails. Fala de Bernardette, uma mãe e mulher sucedida na vida que um dia simplesmente desaparece. A filha parece ser a única determinada a encontrá-la.






  • Por Treze Razões de Jay Asher    
          Conta a estória de suicídio de Hannah Baker. Hannah explica através de cassetes as razões que a fizeram acabar com a sua vida.









Já leram alguns destes livros? Gostavam de ler algum? Qual é que gostavam de ver aqui num post do blog? Gostava de saber : ) Boas Leituras = )