Olá!!! Como todos sabem, os livros que nós, os adolescentes, lemos hoje em dia são tudo trilogias, sequelas, livros relativamente recentes. Mas hoje vou falar-vos de dois clássicos de literatura completamente adequados para a nossa idade que nós temos tendência a não ler por serem antigos. Temos por adquirido que vão ser chatos. Bem, isso é completamente falso!
- O Retrato de Dorian Gray (Queria só dizer antes de começar que a sinopse deste livro não é propriamente fácil de fazer porque há tanta coisa a acontecer... mas vou fazer o meu melhor)
"O Retrato de Dorian Gray" (The Picture of Dorian Gray) é um romance de Oscar Wilde, um grande escritor irlandês do século XIX. O livro foi primeiro publicado em 1891.
O livro conta a estória de Dorian Gray, um jovem muito bonito que vive numa sociedade londrina aristocrática e que é convidado para fazer de modelo de uma pintura do artista Basil Hallward. Mas, depois de terminar o retrato de Dorian, Basil decide não mostrar a obra pois diz ter posto muito de si naquele quadro. Entretanto, Dorian Gray conhece um amigo de Basil, Lord Henry Wotton, que é intriguista, egoísta e tem umas visões sobre o mundo um bocado artificiais. Henry acaba por convencer Dorian que a beleza exterior é tudo o que importa no mundo (se tiveres beleza tens tudo), que não importa se a pessoa é má, a beleza não trará nenhuns pecados. Um dia, Dorian está a observar o quadro e apercebe-se que o retrato irá ficar para sempre jovem e ele, com o passar do tempo, irá envelhecer. Com isto, Dorian faz "um pacto com o diabo", trocando de alma com o quadro: Dorian ficaria eternamente jovem e o quadro iria envelhecer. Há medida que Dorian (ensinado por Henry) vai cometendo pecados, o seu quadro também se vai tornando numa imagem feia, um monstro horrível...
Crítica: Não vos posso dizer, a sério não posso mesmo, o quanto gostei deste livro. Foi... INCRÍVEL! Foi o melhor livro que eu li até hoje (e que por acaso me esqueci de pôr no post dos meus livros preferidos... ooopsy ^^'). Havia cenas do livro que simplesmente me causaram totais arrepios. Oscar Wilde é um génio e muito mais. E a estória tem muito impacto: abrange tantas questões como a verdadeira beleza, o preconceito da sociedade, a pureza de uma alma... mas o mais fantástico e original nesta estória é o quadro simbolizar a alma de Dorian... a sério é mesmo genial!
- Orgulho e Preconceito
"Orgulho e Preconceito" (Pride and Prejudice) é um livro escrito por Jane Austen (uma das primeiras escritoras conhecidas) e foi publicado pela primeira vez em 1813.
Conta a estória de Elizabeth Bennet e como o seu orgulho é ferido quando Mr.Darcy (um charmoso mas arrogante cavalheiro) a "insulta" num baile fazendo com que Elizabeth crie preconceitos sobre ele, "baseados nas suas primeiras impressões em relação a ele, e nos mexericos dos amigos". Com isto, Lizzie rejeita todas as investidas que Mr.Darcy lhe faz. Tudo muda quando Lizzie é obrigada a encontrar-se outra vez com ele, enquanto se ocupa dos romances e escandâlos das suas irmãs. É então que as opiniões dela em relação a Mr.Darcy começam a mudar. (um bocadinho do resumo, porque a estória é muito mais)
Crítica: Este é chamado um romance intemporal porque Jane Austen conseguiu criar uma obra tão genial que ela ainda se adapta à nossa sociedade de agora. É uma comédia, está cheia de aspetos engraçados e românticos. É uma crítica à sociedade, pela maneira como lida com os preconceitos e a riqueza. O que leva muitos jovens a ler este livro é a relação de amor/ódio entre Mr.Darcy e Elizabeth, ou Lizzie que é completamente fenomenal. Os dois começam por estar cheios de orgulho e arrogância um para com o outro mas acabam por se apaixonar perdidamente *.*
Conselhos para ler clássicos:
- Têm de ter paciência. Não vou mentir: há partes que são um bocado lentas mas temos de perceber que naquela época não havia televisão ou internet por isso os livros tinham de descrever tudo até ao mais pequeno pormenor. Mas lembrem-se que no final vale a pena e têm a certeza que querem perder um grande grande livro por causa de umas quantas páginas sem ação mas que estão lindamente bem escritas?
- Sei que normalmente não gostamos de ver o filme antes e ler o livro depois mas nestes dois casos aconselho. Embora os livros sejam muito melhores que os filmes, ajudaram-me bastante a ter vontade de ler e a perceber a estória antes de ler (porque começar a ler um clássico sem se conhecer de todo a estória pode-se tornar um bocado complicado). Os dois filmes (O Retrato de Dorian Gray e Orgulho e Preconceito) não são clássicos (foram feitos por volta de 2005-2007; há mais versões mas estas são as mais recentes). O Retrato de Dorian Gray não é muito bom, e é um bocado diferente do livro mas Orgulho e Preconceito é um excelente filme que eu gosto de ver e rever e rever e rever :P
Espero que tenham gostado deste Post. Deixem-me saber nos comentários os clássicos que já leram e se não leram nenhum aqui estão dois grandes exemplos por onde começar e lembrem-se: é só um bocado de paciência para trazer um completo novo mundo para a vossa leitura. Boas Leituras =)
Adoro o blog, segui *-*
ResponderExcluirPodes publicar mais livros de ficção e fantasia? Obrigada*
Segues o meu também? Obrigada*
http://welcome-to-my-para-paradise.blogspot.pt/
Obrigada, novos livros de ficção e fantasia serão postados muito brevemente =) Já sigo o teu!
ExcluirOutro clássico mesmo muito bom é O Monte Dos Vendavais. Não sei se já leste, mas é lindíssimo. Eu já o li tantas vezes (:
ResponderExcluirNunca li O Monte dos Vendavais mas é um livro que tenho definitivamente de ler antes de morrer =)
ExcluirOlaa
ResponderExcluirEu já li os dois livros há uns anos e concordo com tudo que disseste.
O filme O Retrato de Dorian Gray não é mt bom... e realmente não tem quase nada do que nos faça dizer que lemos do livro.
Já estou a seguir.Segue os meus tbm:
http://aesperadeumfinalfeliz.blogspot.pt/
e
http://devaneiosdeumaraparigaa.blogspot.pt/