sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Pequenas Mentirosas

Olá! A pedido de uma das minhas seguidoras, Catarina, vou falar dos livros Pequenas Mentirosas de Sara Shepard.

          Sinopse: A estória fala de um grupo de quatro amigas: Spencer, Aria, Emily e Hanna. Como todos os adolescentes de Rosewood elas escondem segredos. "Spencer cobiça o namorado da irmã. Aria tem um caso ilícito. Emily está apaixonada pela primeira vez. E Hanna faz o que for preciso para ser bonita. Mas mais profundo e obscuro é o segredo terrível que as quatro amigas partilham - e que julgavam ter enterrado para sempre." Tudo muda quando as raparigas começam a receber mensagens assustadoras de uma pessoa que se apresenta como "A". "De repente, todos os seus segredos - os pequenos, os grandes e os há muito esquecidos - deixam de o ser."


          Opinião: Como alguns de vocês já devem saber, estes livros deram origem à conhecida série "Pretty Little Liars". Comecei primeiro a ver a série e decidi também começar a ler os livros (que no total são quatro). Só li os dois primeiros e tinha tenção de ler os quatro, mas, por acidente ao folhear numa livraria o quarto livro descobri quem era "A" e o meu interesse pela estória morreu instantaneamente nesse momento (além de ter aprendido a grande lição de que quando se folheia um livro não é suposto começá-lo a ler num sítio qualquer, muito menos no último capitulo :P). Agora só sigo a série, mas reparei desde o início que a série não tinha um seguimento fiel aos livros. Os livros "ganham" bastante porque têm dois "fatores surpresa" que se, para mim não existissem, perdiam o total interesse dos leitores. 1. A constante busca de respostas habitual de um livro de mistério, queres saber quem é "A", porque é que faz o que faz, os segredos das raparigas, porque é que o fizeram... inúmeras perguntas sem resposta que obrigam o leitor a ler até encontrar a solução e 2. Fui apanhada completamente de surpresa pois estava com medo que o livro fosse um pouco infantil mas é completamente o contrário: ao pensar que o livro era para adolescentes entre 12-13 anos, fiquei chocada com a "brutalidade" do livro e as cenas que continha. Identifiquei-me com as personagens porque são bastante reais. Não são aquele tipo de heróis que já sabes que no final vão vencer e que escolhem sempre o bem. As personagens deste livro são humanas e, tal como todos nós, fazem coisas más e coisas boas, agem sem pensar ou pensam de mais, escondem segredos, têm problemas como os nossos. 

Aconselho este livro a adolescentes à procura de um bom mistério e Boas Leituras = )

5 comentários:

  1. muito obrigada adorei a critica e a mim aconteceu-me algo parcido, em primeiro vi a série e feita parva porcurei no google "how is A" e descubri predeu um pouco a graça mas eu AMO a série.
    mais uma vez obrigada e bom natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahah somos ambas curiosas, eu não descansava até descobrir quem era "A" mas arrependi-me bastante depois de descobrir. Enfim... Bom Natal para ti também =)

      Excluir
  2. Acho que devias continuar a ler os livro, pois eu já li e são maravilhosos :D
    E não te preocupes, pois há mais livros feitos, só que ainda não estão editados em Portugal.
    Ao seja, ainda há uma -A muito melhor que não sabes quem é :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh há mais livros publicados?? Não sabia, tenho de me informar. Obrigada =)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir