quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A Arte de não acabar um livro

Olá! Venho falar de um problema que acontece comigo e de certeza que também acontece com vocês. Quando estamos a ler um determinado livro e por alguma razão não conseguimos lê-lo até ao final. Então? É-vos familiar?

São muitas as razões que nos fazem perder um interesse por um livro como: a estória não nos interessar, estar a ser aborrecido, demasiado longo... 

Pessoalmente, eu não gosto de não conseguir acabar um livro. Gosto de o ler até ao final para poder fazer uma crítica sobre ele. Prefiro dar-lhe uma oportunidade pois no final pode acabar por ser um livro interessante que, se tivéssemos escolhido não ler, nunca descobriríamos. O que nos leva à segunda parte deste post que é a "crítica" ao livro "A Rapariga dos Pés de Vidro" de Ali Shaw. 

          Sinopse: Conta a estória de uma rapariga, Ida Maclaird que está à procura de uma solução para o seu estranho problema, quer reverter o processo de transformação do seu corpo em vidro. O caminho dela cruza-se com Midas Crook, um fotógrafo que se apaixona por ela logo após tê-la fotografado por acidente.
          Minha crítica: Como já devem ter percebido, não consegui acabar este livro. Simplesmente porque já estava bastante avançada nas páginas e não estava a entrar na estória, não me sentia relacionada com ela e, principalmente, não estava a ganhar prazer em lê-lo, o que é sempre uma das minhas maiores preocupações quando começo um livro. Além de que o livro tinha um toque de melodramatismo que não apreciei e que me deixou levemente deprimida. Tentei dar-lhe várias oportunidades sabendo que tinha sido o romance vencedor do Desmond Elliott Prize 2010 mas simplesmente não deu. Vou tentar voltar a lê-lo daqui a alguns meses (o que é sempre uma boa solução para aqueles livros que não conseguimos acabar). Ah, e atenção: eu não estava a gostar da estória mas não quer dizer que vocês também não gostem. Se tiverem oportunidade experimentem pois é um livro que está bem escrito ^ ^.

Com tudo isto dito, não desistam de um livro só porque não gostaram à primeira. Voltem a experimentar e talvez tenham uma surpresa. Contem-me nos comentários as vossas experiências na arte de não acabar um livro e desejo a todos os meus seguidores um fantástico 2013. Boas Leituras = ) 

2 comentários:

  1. Aconteceu-me a mesma coisa com Nómada da Stephenie Meyer. Quando mo compraram (além de ser um livro gigantesco) comecei a ler e depois perdi o interesse. Passados uns meses vi-o na minha estante e, não tendo outro livro para ler, pensei: "ora, vamos lá tentar ler outra vez...". E da segunda vez li-o num ápice. Adorei-o (:
    O livro deve ser interessante, mas esse melodramatismo que tu dizes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que deste outra oportunidade a Nómada pois é um livro simplesmente espectacular. Talvez quando tente ler este outra vez já goste mais... =)

      Excluir