segunda-feira, 26 de maio de 2014

Memorial do Convento

Olá!! Como prometido, aqui está a crítica ao livro Memorial do Convento de José Saramago.

          Sinopse: (vou copiar a do livro porque acho perfeita) "Era uma vez um rei que fez promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido. Era uma vez.

  • Vou explicar alguns aspetos para vocês perceberem melhor. Este livro conta basicamente três estórias diferentes que se vão interligando umas com as outras. A primeira é a estória do rei D.João V e a sua promessa de construir um convento em Mafra (o que é verídico). A segunda é a estória de amor entre Blimunda e Baltasar, uma mulher com poderes e um homem maneta. A terceira é a estória do padre Bartolomeu Lourenço e do seu sonho de construir uma máquina que fizesse o homem voar.


          Minha crítica: Eu adorei, adorei, adorei este livro. Acabei de lê-lo como leitura obrigatória para a escola e devo dizer que foi o único livro até hoje que não me senti obrigada a ler. Gostei muito da estória principalmente a de Bartolomeu Lourenço e a de Blimunda e Baltasar e irei sem dúvida ler mais livros de Saramago. Mais importante que a estória de um livro é a escrita e Saramago consegue passar para o papel sentimentos que nós não conseguimos explicar. Algumas passagens do livro são lindíssimas e fazem-nos ler uma e outra vez para assimilar a beleza. Está cheio de humor, pequenas piadas subtis que nos fazem deitar algumas gargalhadas. Adorei também o facto de ser uma espécie de conto de fadas adaptado para adultos.

Aconselho este livro a todos que gostam de contos de fadas, estórias de amor épicas, aventura, imaginação e também àqueles que têm curiosidade em conhecer um dos heróis que trouxe cultura literária a Portugal. Boas Leituras = ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário