quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os Jogos da Fome

Olá! A pedido de uma das minhas seguidoras, Joana Rodrigues, hoje vou falar de uma trilogia fenomenal, "Os Jogos da Fome" de Suzanne Collins.

           Sinopse: (vou pôr a original do livro porque está muito bem explicada e não é propriamente fácil resumir a estória dos Jogos da Fome) "Num futuro pós-apocalíptico surge, das cinzas do que foi a América do Norte, Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Uma anterior revolta fracassada dos Distritos contra Capitol resultou num acordo de rendição em que todos os Distritos se comprometeram a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais com transmissão televisiva onde o lema é "matar ou morrer". No final, apenas um destes jovens escapará com vida... Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem, um desafio desumano que a obrigará a escolher entre a sobrevivência e a solidariedade, a vida e o afeto cada vez maior que tem por Peeta, seu companheiro de Jogos. Conseguirá Katniss, face a circunstâncias tão avassaladoras, conservar a sua vida e a sua humanidade?"



          Personagens: Katniss - a personagem principal é um bocado reservada, um pouco fechada e uma pessoa ou a adora ou a detesta. Eu, pessoalmente, adoro-a por ela ser tão real e pela maneira como ela consegue pensar.
                               Peeta - é adorável, às vezes até enjoa (XD) É conhecido como o rapaz do pão.
                              Gale - não gosto muito de Gale porque, ao contrário de Katniss, odeio a maneira dele pensar. Era muito de "lutar corpo a corpo para conseguir os seus objetivos".


          Minha crítica: Quando os livros sairam nos Estados Unidos, eu queria muito lê-los pois sabia que estavam a fazer um grande sucesso. Quando soube que ia sair o filme decidi lê-los e deixem-me que vos diga: foi uma das melhores decisões que tomei na vida! Não há palavras para descrever esta trilogia. E não é só o facto da estória estar muito bem pensada e ser genial mas também as questões que os livros abrangem: o que é que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver, chegando até à sua forma mais animal para conseguir ganhar. Dos três livros, o que gostei mais foi o primeiro e o que gostei menos foi o segundo. O terceiro é um bocado esquisito e há um grande número de pessoas que não gostou (eu adorei, principalmente o final *.*). O terceiro é também o mais violento. Podia passar horas a falar deste incríveis livros (e, acreditem, os livros são muito mais do que aquilo que eu escrevi) mas deixo-vos descobrirem o maravilhoso que eles são.

          Filme: Fiquei um bocado desiludida com o filme (o que normalmente acontece quando lemos o livro antes) mas a adaptação está muito bem feita e as interpretações estão ótimas. Não gostei muito do final do filme (no livro está muito melhor) porque é a grande diferença entre livro-filme. Para aqueles que gostaram do filme aconselho a ler o livro, é muito melhor.






Aconselho este livro a todos, quer sejam rapaz, rapariga, adulto ou adolescente. Boas Leituras =)

6 comentários:

  1. Obrigada por fazeres o post! É a minha trilogia preferida!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo teu blog, é muito bom. É um dos melhores blogs que eu já vi

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, já li a triologia 2 vezes e vou ler a terceira em inglês, quando vi o filme fiquei desiludida porque é muito incompleto, muitas coisas foram mudadas. Quem não leu o livro deve ter adorado o filme, mas eu pessoalmente não adorei apesar de já o ter visto 3 vezes porque enquanto num livro sabemos como as personagens se sentem mas temos de imaginar a cena, no filme conseguimos ver todos os movimentos e reações das personagens, assim como a sua aparência (apesar de não sabermos o que sentem por dentro), o filme é bom mas podia ser melhor. Minha opinião :)
    Ps: o teu blog é muito bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *.* concordo plenamente contigo, o filme podia ser melhor. Mas normalmente quem leu o livro prefere o livro ao filme, exatamente por puder saber o que as personagens estão a pensar, algo que nunca é transmitido num filme.

      Excluir
  4. Adoro esta trilogia, é uma das minhas preferidas, mas também fiquei um pouco desiludida com o filme.bjs

    ResponderExcluir