sábado, 18 de maio de 2013

Os Maias

Olá! Eu sei, já não venho ao Blog há algum tempo, estas últimas semanas na escola têm sido mesmo preenchidas e stressantes, mas agora que estou um bocadinho mais livre posso dedicar mais tempo aos meus seguidores :D Entretanto, hoje trago-vos a crítica a "Os Maias" de Eça de Queirós.

          Sinopse: "Os Maias" passa-se em Lisboa e conta-nos a estória de três gerações da família Maia. A ação principal centra-se na estória de Carlos da Maia e a sua relação "incestuosamente involuntária" que partilha com a irmã, Maria da Maia. 

          Minha crítica: Ainda não acabei de ler "Os Maias" e embora seja errado fazer uma crítica, do que quer que seja, sem antes ter acabado não vos queria fazer esperar muito. Eça de Queirós era um génio com as palavras e nenhum dos pormenores de "Os Maias" é por acaso. É um livro de crítica à sociedade da época (com algumas coisas que se podem ainda criticar agora) cheio de uma ironia subtil. As personagens são engraçadas e têm caraterísticas que se podem relacionar com pessoas da vida real. O romance entre Carlos e Maria não é o típico romance de livros (eles são irmãos, não é muito comum :s XD) e devo confessar que essa foi a parte que me meteu mais impressão por serem irmãos e essas cenas.

Guia de ajuda para ler Os Maias


  1. Não vou dizer que é um livro que se lê num instante ou de fácil leitura porque não é. Embora não tenha uma linguagem muito complicada é um livro antigo e, por isso, cheio de descrição pormenorizada. Já fiz um post de ajuda para ler livros "aborrecidos" que podem ver aqui-> http://adolescenteslegiveis.blogspot.pt/2012/08/ola-como-todos-sabem-os-livros-que-nos.html
  2. Conservem a nossa cultura. Para mim, ler Os Maias é quase tão essencial como respirar visto que faz parte da cultura portuguesa que nós, como um povo, devemos preservar.
  3. Leiam agora e não mais tarde. É mais fácil ler Os Maias quando se é adolescente do que deixar nos arquivos do "Mais tarde faço quando for adulto". Quem não aproveita a primeira oportunidade é natural nunca vir a lê-lo.
  4. Comecem a ler um bocado antes de o estudarem na escola. Um dos meus erros ao ler Os Maias foi começar a lê-lo quando começamos a estudá-lo, o que o transformou num dos muitos "livros escolares" que somos obrigados a ler. Tentem ler antes de Os Maias se tornarem num grande esquema de metáforas, adjetivações, crónicas de costumes, personagens tipos e essas coisas.
Aconselho TODA a gente a ler Os Maias visto que é um clássico da nossa literatura portuguesa. Gostava de saber se algum de vocês já o leu e qual foi a vossa experiência com ele. Boas Leituras ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário