segunda-feira, 28 de julho de 2014

FanGirl

Olá!! Hoje trago a crítica do maravilhoso livro "FanGirl" de Rainbow Rowell.

     Resumo: Cath e Wren são gémeas idênticas e até muito recentemente faziam tudo juntas. Agora na universidade, Wren decide que já não quer fazer mais parte do par - quer dançar, conhecer rapazes, ir a festas. Não é fácil para Cath. Ela gosta mais de se enterrar em Fan Fiction e escrever. Cath tem de decidir se quer abrir o seu coração a novas pessoas e experiências.

     Minha Crítica: Como já tinha ouvido falar muito desta escritora, Rainbow Rowell, decidi ler um dos seus livros para ver se gostava e não me desiludi nem um bocadinho. Este livro foi um dos livros mais fofinhos que eu li este ano. Excedeu as minhas expectativas!
     A estória é relativamente simples, o que me agradou imenso (porque muitas vezes complicar as estórias não ajuda em nada e torna-se frustrante.). Fala de algo que muita gente já sentiu ou irá sentir (o primeiro ano da universidade), por isso torna-se facilmente relacionável.
     As personagens são super interessantes e originais, principalmente as personagens principais. Crias uma "relação" com elas e sentes-te a personagem (mais ou menos como Hazel Grace e Augustus Waters que, apesar de não terem as caraterísticas comuns de adolescente, consegues relacionar-te com eles). 
     Há um aspeto que não gostei muito neste livro que era os pequenos excertos da Fan Fiction de Cath (não porque estavam mal escritos ou sem nexo mas simplesmente porque eu não achei muita piada à estória se calhar pelo facto de não me sentir muito atraída por Fan Fiction). Mas mesmo isso inspirou-me imenso e deu-me muita vontade de voltar a escrever. 
     Só tenho pena que os livros de Rainbow Rowell não estejam traduzidos para português. Gostei imenso. Se este livro fosse um objeto era um ursinho de peluche! 

Espero que tenham gostado. Aconselho este livro a toda a gente mas principalmente aqueles que se interessam por escrever ou que gostam de Fan Fiction. Boas Leituras =)  

2 comentários:

  1. por acaso já tinha ouvido falar desse livro e fiquei com alguma curiosidade, porque sempre ouvi críticas muito positivas acerca dele e pareceu-me uma boa opção para uma leitura mais leve e da qual podemos facilmente tirar satisfação.
    mas ao mesmo tempo fiquei de pé atrás por causa do público alvo do livro. não necessariamente por ser um livro simples e mais voltado para jovens, porque também me sabe bem ler esse género de livros, mas nestes casos temo sempre que a história e a escrita se tornem demasiado.. "coloridas"? e, por sua vez, um tanto irrisórias. mas a tua descrição lançou luz à originalidade que esse livro parece conter, e talvez me atreva a lê-lo :)
    "Se este livro fosse um objecto era um ursinho de peluche!" uma comparação adorável :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é um livro de escrita fácil, mesmo para fazermos uma pausa de leituras muito pesadas. De todos os livros desse género este é mesmo adorável e, embora não seja nada de especial no mundo da literatura, é extremamente fofinho :)

      Excluir