terça-feira, 8 de julho de 2014

TAG "O Sacrifício dos Livros"

Olá!! Hoje venho fazer uma TAG que achei super engraçada e foi criada pela Youtuber Ariel Bissett. Esta TAG é para dar a conhecer os livros que as pessoas odeiam. Às vezes ódio irracional, nem sabes porquê e outras vezes tens milhões de razões para não gostares do livro. Independentemente da razão, toda a gente tem um livro que não suporta. E este TAG é mesmo para isso: para celebrar os livros de que não gostamos. 

(Como é óbvio isto é apenas a minha opinião, não quero dizer que o livro está mal escrito e que ninguém devia lê-lo. É suposto ser divertido ^^) 

Como funciona:

          Ora bem... A Ariel Bissett criou uma série de cenários onde determinado livro tem de ser sacrificado e é suposto dizermos que livro sacrificaríamos.

1.º CENÁRIO:

Apocalipse zombie. Estás numa livraria descontraidamente a ver as prateleiras quando BAM!! : um ataque zombie! Zombies estão a andar por todo o lado, não dá para escapar. Mas, felizmente, o gerente da loja anuncia que os soldados militares descobriram a sua fraqueza: os zombies não suportam livros "super estimados" (muito conhecidos). Por isso, tu sabes exatamente o que fazer: corres até à estante de livros super estimados e escolhes o livro que toda a gente diz que foi bom, que tu leste e achaste terrível. Que livros escolherias? 

  • Eu escolheria sem sombra de dúvidas a trilogia Divergente. O primeiro livro foi bom, nada de impressionante mas foi divertido. O segundo... nem tanto! As personagens principais são super irritantes e passam o livro todo a queixar-se. Não gostei nada das mudanças de perspectivas nos capítulos, era super repetitivo. Não percebo, a sério, qual é esta febre toda com o Divergente, e agora com o filme... Quer dizer, a trilogia não é má mas para mim não é assim tão interessante como as pessoas a fazem parecer.



 2.º CENÁRIO

Vamos dizer que saíste do cabeleireiro e tens um penteado novo lindíssimo quando BUM!! uma tempestade lá fora! Nunca viste tanta chuva em toda a tua vida, é de doidos. Que sequela sacrificarias para usar como guarda-chuva?

  • Vou escolher o segundo livro da série Os Imortais de Alyson Noel, Lua Azul. Quem segue este blog já sabe o quanto eu odeio esta série. O primeiro livro, embora fraquinho, ainda se consegue ler. No final do segundo acontece a pior coisa de sempre que destrói por completo a série. E eu fui estúpida o suficiente para ler até ao quarto e agora apercebo-me que perdi muito tempo da minha vida -.- E nem faria um bom guarda-chuva visto ser muito fino...


3.º CENÁRIO

Digamos que estás sentado numa aula de português/inglês. O teu professor fala, e fala, e fala, e fala como este clássico revolucionou a literatura, como conseguiu mudar tudo. E ficas tão frustrado (porque sabes que este clássico é terrível) que pegas nele e atiras à cara do teu professor. E sabes que mais? Vale bem a pena a reprimenda que vais receber, só para dizeres a toda a gente como te sentes, para expressares o horror deste clássico. Que clássico atirarias?

  • Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett. Não é que não goste desta obra. É bastante divertida. Mas o fim é anti-climático, resolve-se tudo muito depressa e as personagens têm um desenvolvimento muito apalermado. Sinto que Almeida Garrett adormeceu enquanto escrevia o final desta peça porque não há explicação possível.


4.º CENÁRIO

Estás a passear numa biblioteca e estás de muito bom humor quando BAM!! O aquecimento global "explode". O mundo lá fora tornou-se numa enorme terra gelada. O teu pai telefona e diz-te que a tua única hipótese de sobrevivência é ficar dentro da biblioteca e queimar aquilo que conseguires. Qual é o livro que vais a correr buscar, o teu livro menos preferido de toda a tua vida, sabendo que não vais sentir grande arrependimento a queimá-lo? 

  • Eu escolho Tessa Descobre o Amor de Kate Le Vann. Acho este livro tão estúpido, tão estúpido mas tão estúpido. Foi o pior livro que eu já li, estava-me a torturar enquanto não o acabava e quando o acabei apetecia-me atirá-lo contra uma parede. Mas até gostei do final porque *SPOILER ALERT* o protagonista morre no final, o que me deixou muitíssimo satisfeita. AHHH... não há palavras para descrever o ódio. Achei a estória nada profunda, super irrealista e a escrita péssima. 


Espero que tenham gostado deste TAG. Desafio todos (mas todos) os meus seguidores a fazerem esta TAG porque gostava muito de saber as vossas opiniões. Boas Leituras =) 

4 comentários:

  1. AHAHAHAHH esta TAG está tão engraçada! AHAHAH, eu fartei de me rir com as tuas respostas Mara!!! ADOREI :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^^ Gostava imenso de ver a tua versão de respostas ;)

      Excluir
  2. Uma ideia muito interessante e engraçada! e aproveito para entrar na brincadeira também :)
    1º cenário: não escolho um livro em particular, mas um autor (e, claro, respectivos livros) - Nicholas Sparks. Tudo o que sempre ouvi falar sobre ele é que a sua escrita é linda e apaixonante, de levar às lágrimas, e é um dos autores mais vendidos ("super estimado"). Contudo, mesmo nas cenas mais dramáticas, os seus dois livros que li só me fizeram revirar os olhos. Para mim, uma leitura demasiado previsível e o autor parece quase força-nos a gostar das personagens, porque são todos perfeitos.
    2º: as únicas séries literárias que tentei ler e das quais não gostei, impediram-me de pegar sequer nas suas sequelas, por isso só li o primeiro volume. São elas as sagas de Twilight e Hush, Hush. Depois de tanto me ter custado ler o primeiro volume (devido principalmente às personagens, aos clichés usados e ao tipo de escrita), perdi a completa curiosidade em saber como acaba cada uma das sagas. Em Twilight, tentei ainda acompanhar os filmes, mas adormeci no segundo - e percebi que era um caso perdido!
    3º cenário: quanto a clássicos portugueses, só li os necessários para a disciplina de português e não tenho nenhum a nomear como terrível. Quando a clássicos estrangeiros, opto por O Processo, de Kafka. Coisa terrível e desesperadamente enfadonha, durante o tempo em que o li só me apetecia arrancar as folhas e dizer BASTA! Não sei ainda como consegui levá-lo até ao fim (talvez para saber como acabava aquela absurda situação do protagonista? Pensar que pedia por uma resposta até me faz rir). Eu até posso compreender todo o conceito e objectivo do livro mas… não, não me falem mal dele, traz-me recordações literárias dolorosas. (mas talvez um outro dia, quando já estiver mais madura para o ler, volte a pegar nele)
    4º Novamente, a generalidade dos livros de um autor: Rosa Lobato de Faria. Enquanto lia (li dois dela) não sabia se havia de rir de tão absurdo (a história cliché, as personagens superficiais, as descrições fracassadas e a escrita pobre) ou chorar por tal mal uso de papel! Pelo caminho posso agarrar ainda A Terra Toda de José Manuel Saraiva para contribuir para a chama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que participaste! Concordo contigo em muitos aspetos principalmente os livros de Nicholas Sparks. E percebo o teu tédio: também eu adormeci a ver o segundo filme da saga Twilight XD

      Excluir