sexta-feira, 8 de junho de 2012

Como "gostar de ler"

          Gostar de ler, para mim, é como um dado adquirido quando somos jovens. Quem gosta de ler e é um leitor frequente sempre foi assim desde criança.
          Mas nem sempre é o caso: uma das razões para as pessoas detestarem ler é porque são obrigadas. Ser obrigado a ler é uma das piores sensações possíveis. Até eu, que gosto muito de ler, odeio ser obrigada a ler o que quer que seja (é por isso que muitos de nós não gostam dos livros que são estudados na escola, por serem leitura obrigatória). É chato porque começas a ler o livro e se não gostas tens de continuar a lê-lo, não podes pousá-lo durante um tempo como farias com um livro normal. Também tens prazos para ler um determinado número de capítulos (ugh, horrível!)

          Mas para quem quer começar a ser um leitor ou a começar a "gostar de ler" estes são os meus conselhos:

  • Escolham algo para ler que realmente vos interesse. Hoje em dia há livros sobre quase tudo (ou até tudo!), para todos os interesses. Uma boa maneira de começar a ler é ler sobre uma coisa que realmente nos fascina (pode ser romance, romance histórico, sobrenatural, biografias...). Com o passar do tempo, vão reparar que se darão melhor com um determinado tipo de escrita e um determinado estilo de livros.
  • Criem uma rotina diária. Arranjem no vosso horário um espaço para a leitura (quer seja de manhã, tarde, noite) e em qualquer sítio e habituem-se a ler todos/quase todos os dias (podem ler um parágrafo, uma página, um capítulo ou até 100 páginas, quem sabe) e vão reparar que com o passar dos dias já não é tão chato pegar num livro.
  • Descubram o quão fantástico um livro pode ser. Com a leitura, crias um mundo só teu, um pequeno refúgio. Até é mais divertido do que ver um filme porque num filme eles dão-te tudo (cenários, as feições das personagens...) num livro tudo isto é imaginado por ti. É uma espécie de jogo de imaginação e pode-se tornar bastante divertido.


Espero que gostem e boas leituras =)

 

2 comentários:

  1. Aqui está o endereço do meu blog : http://imyheartandmyworld.blogspot.pt/

    Beijinhos *.*

    ResponderExcluir
  2. eu comecei a gostar de ler com os livros de stephanie meyer a melhor autora de sempre Twilight

    ResponderExcluir