domingo, 3 de junho de 2012

"Divergente"

Para primeiro livro, trago-vos o que recentemente acabei de ler: "Divergente" escrito por Veronica Roth.

Sinopse:
          A ação passa-se em Chicago. A sociedade foi completamente destruída por guerras e todas essas coisas. Os humanos foram separados por cinco grupos (chamados fações) de pessoas. Cada fação é baseada num ideal e tem de cultivar uma virtude específica. Há os Cândidos (os sinceros); os Abnegados (os altruístas); os Intrépidos (os corajosos); os Cordiais (os amigáveis) e os Eruditos (os inteligentes).
        Em cada fação, todos os anos, há um teste de aptidão que todos os jovens de 16 anos devem fazer para saber em que fação é que vão viver para o resto da vida. Cada um pode decidir ficar na fação onde nasceram, com a sua família ou partir para uma fação completamente diferente.
          Beatrice Prior cresceu nos Abnegados. Ela e o irmão têm 16 anos e estão prestes a escolher a fação onde querem pertencer. Quando Beatrice faz o seu teste de aptidão descobre que os seus resultados não estão concluídos, o que quer dizer que ela é Divergente! Ser Divergente significa que Beatrice tem aptidão para pertencer a três fações diferentes. Mas na sua sociedade, ser Divergente é muito muito perigoso e todas as pessoas nessa situação têm de o manter em segredo. Ao longo da história, Beatrice vai descobrindo a que fação pertence, ou pensa que pertence.


Minha crítica:

          O que gostei: É uma leitura rápida, não muito complicada para compreender. Fala de temas como os valores humanos. A personagem de Beatrice tem uma forte personalidade, é muito corajosa e vai descobrindo ao longo do livro a sua verdadeira identidade pois como viveu sempre nos Abnegados nunca lhe foi permitido pensar muito nela e no que ela acreditava. Acho que a escritora foi criativa ao imaginar uma sociedade dividida nestas fações e também pela maneira como pôs as fações a "lutarem" umas contra as outras pensando que são as melhores.
          O que não gostei: Para mim, foi tudo muito "enigma". As coisas só começam a encaixar e a serem descobertas no final (o que faz sentido, é o primeiro livro de uma trilogia). Também gostaria de ter aprendido mais sobre os Cândidos e os Cordiais e os seus processos de iniciação (no livro só falam bem nos Abnegados, Eruditos e Intrépidos) mas tenho esperança que seja tudo explicado no segundo livro. 

         Em geral é um bom livro, aconselho a todos os que gostam daqueles temas de "sociedade distorcida"  e continuem com as leituras! =)


         

2 comentários:

  1. Estive com este livro nas mãos na Fnac . Li a sinopse e adorei a ideia de uma sociedade dividida em princípios , no entanto não o comprei porque estava a acabar de ler " O Terceiro Gémeo " de Ken Follet . Se calhar compro - o , para leitura de férias .
    Gosto do teu Blog , não sei a tua idade , mas como o encontrei no Site da Bravo acredito que não sejas uma pessoa muito velha. Digo isto porque é raro (nestes tempos) de encontrar pessoas que apreciam a leitura e que a têm como hobbie e que são capazes de gastar dinheiro em livros, como eu .
    Sigo o teu Blog e espero por mais livros que gostaste de ler.
    Desculpa o comentário gigante e, se pudesses, passa pelo meu Blog :
    http://espaazzul.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. A sociedade distorcida que a autora criou talvez tenha sido a principal razão que me levou a ler este livro. Aconselho e acho que é um excelente livro para leitura de férias =)

    ResponderExcluir